VARIZES E TELEANGECTASIAS

8 de abril de 2020

A Angiologia e Cirurgia Vascular é a especialidade médica que compreende o estudo, diagnóstico e tratamento da circulação, no que se refere às artérias, veias e vasos linfáticos. Nesta especialidade está a Flebologia, área de atuação que consiste em ações para promoção, prevenção e recuperação da saúde da circulação venosa. Vale ressaltar que as varizes e varicoses constituem as mais comuns de todas as alterações vasculares.

As varizes apresentam uma alta incidência mundial. Estima-se que no Brasil 30% da população apresenta doença varicosa, sendo 2 à 3 vezes mais frequente em mulheres que em homens. Varizes ou veias varicosa são veias localizadas no subcutâneo, que se tornam dilatadas, tortuosas e com alteração da sua função, que é a de levar o sangue de volta ao coração e pulmões.

Vários são os fatores de riscos sugeridos no desenvolvimento das varizes. O fator hereditário e familiar são considerados como os principais. Outros fatores associados são: gênero feminino, idade (a partir da adolescência, raro na infância e maior prevalência entre 30 e 50 anos), obesidade, múltiplas gestações, interação de hormônios femininos, assim como o fato de permanecer parado por longos períodos em pé ou sentado.

A dor é a queixa mais comum no quadro de varizes dos membros inferiores, geralmente caracterizada como sensação de peso, cansaço, queimação, podendo estar associada à inchaço e câimbras. Nos quadros mais avançados pode apresentar alterações da pele como manchas e coceira (eczema). Outra característica da dor decorrente às varizes é o alívio com a elevação dos membros inferiores, embora nem sempre esta melhora seja imediata.

O diagnóstico das varizes é realizado basicamente pela história clínica (queixa) do paciente e exame físico dos membros inferiores. O Ecodoppler Colorido (Mapeamento Venoso) definitivamente é o principal exame complementar no diagnóstico da doença varicosa, por não ser invasivo, além de poder apontar o melhor tratamento.

Atualmente, existem várias opções de tratamento para varizes e varicoses, porém, este deve ser “personalizado”, pois a melhor indicação depende de vários fatores como o tamanho das varizes, idade da(o) paciente e sua história clínica.

Orientações gerais:

Apesar das varizes ser uma doença benigna, em contrapartida esta é de carácter progressivo, por isso cito algumas orientações quanto aos fatores que se correlacionam com a evolução da mesma.

  • Evite ganho de peso exacerbado. Emagreça!!
  • Tenha uma dieta balanceada rica em fibras e com boa ingesta de líquidos.
  • Não permaneça muito tempo parada(o), mexa-se!!
  • Combata o sedentarismo, pratique atividade física.
  • Evite hormônio anticoncepcionais.
  • Não fume!!
  • Consulte regularmente seu Angiologista/Cirurgião Vascular.

Tratamento clínico

O tratamento clínico é instituído naqueles pacientes que apresentam contraindicação cirúrgica, seja ela relativa ou absoluta. Consiste no uso de meia elástica e tratamento medicamentoso, lembrando que tal tratamento não interfere na progressão das varizes nem tão pouco leva a reversão da doença, mas proporciona melhora dos sintomas.

Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico tem como objetivo a melhora estética e/ou funcional, com alívio dos sintomas e, fundamentalmente, restabelecer a fisiologia normal da circulação.

- Cirurgia Convencional | Stripping da Veia Safena

Procedimento realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia e na grande maioria das vezes a(o) paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia. Nesta cirurgia realiza microincisões para retirada da varizes colaterais, onde não são necessários pontos, mais incisão na virilha para retirada da safena, quando apresenta indicação. Para um melhor resultado estético, associa-se no ato cirúrgico a escleroterapia (aplicação) de varicoses, o que poupará tempo para finalizar o tratamento. O tempo de repouso, cuidados pós-operatório e afastamento das atividades laborais dependem do tipo de cirurgia realizada, podendo variar em média de 10 à 20 dias.

- Cirurgia à Laser (Endolaser e Radiofrequência)

Nos últimos anos notou-se o aumento crescente de cirurgias por técnicas minimamente invasivas, em especial na Cirurgia Vascular. O Endo laser e a Radiofrequência são realizados através de punção da veia safena com uma agulha, guiada pelo aparelho de ultrassom. No interior desta agulha é introduzida uma fibra óptica, a qual é conectada a um aparelho que emite luz. Nestes procedimentos, com o calor haverá uma queimadura e consequentemente a veia é cauterizada evoluindo para um cordão fibroso, sem que haja a necessidade de ser retirada.
Em vários países, a cirurgia convencional (stripping de safena) tem caído em desuso e optado pelo Laser, devido seu alto grau de resolução, menos taxa de complicação e dor no pós-operatório, possibilitando um retorno mais rápido às atividades físicas habituais, com menor tempo de afastamento do trabalho. Com todas essas considerações a cirurgia à Laser é considerada segura, efetiva e é recomendada como o tratamento cirúrgico de escolha para varizes.

- Ecoesclero com Microespuma (Técnica da Espuma)

A escleroterapia com espuma é realizada através da injeção de uma "espuma fisiológica” na veia safena ou em outras veias superficiais, o que causa uma inflamação na veia e consequentemente uma cicatrização e obstrução da luz (fechamento da veia). Esta técnica é realizada no consultório, guiada pelo ultrassom (Ecodoppler).
Sua principal indicação é para casos de úlceras venosas (feridas decorrentes de varizes não tratadas) e para pacientes que apresentam contra indicação cirúrgica.

As teleangiectasias (varicoses ou vasinhos) são vasos de fino calibre, avermelhados ou azulados que se localizam na derme (veias da própria pele que se dilatam).
Antes de iniciar qualquer tratamento estético dos vasinhos faz-se necessário uma avaliação com o especialista, pois caso estes sejam “alimentados” por uma micro-variz ou uma variz, esta deverá ser tratada anteriormente, caso contrário, não haverá sucesso no tratamento, o que é uma queixa relativamente comum.
O Centro de Excelência Cardiovascular dispõe da Realidade Aumentada – VeinViewer – que consiste em uma tecnologia inovadora que auxilia o cirurgião vascular a visualizar veias/varizes até 1cm abaixo da pele. Este aparelho é utilizado para tratamento das varizes e varicoses.

Escleroterapia convencional (Esclerose ou “Aplicação”)

É uma das opções de tratamento das varicoses. Realizada através de injeções de substância líquida que causará “lesão” no interior destes vasinhos e consequentemente fechamento dos mesmos.

Crioescleroterapia

É uma técnica de aplicação realizada no próprio consultório médico para esclerose de microvarizes e vasinhos. A solução injetada é resfriada até -40 graus C em aparelho específico.
O procedimento apresenta resultados satisfatórios e duradouros, além de ser pouco doloroso e também evoluir com menos hematoma quando comparado à escleroterapia convencional.

Laser Transdérmico

Esta técnica elimina os vasinhos através de disparos de Laser - energia térmica na pele – sobre a região a ser tratada.

CLaCS (Crio Laser e Crio Escleroterapia)

O melhor tratamento de varizes e vasinhos é aquele onde há uma associação de técnicas aliada à tecnologia, como na técnica de CLaCS, procedimento este realizado no Centro de Excelência Cardiovascular. As varizes de menor calibre, assim como os vasinhos, podem ser tratados sem a necessidade de cirurgia, no próprio consultório médico!! O procedimento é realizado com Laser, o qual “queima” as varizes preparando-as para receber a aplicação de glicose. Esta combinação das duas técnicas é que garante a eficácia do método. Para o procedimento faz-se necessário o uso de um aparelho de realidade aumentada – VeinViewer – para identificar com precisão os vasos a serem tratados. Além deste, é utilizado um aparelho –resfriador de pele - que sopra um ar gelado a -30 graus C, com o objetivo de fazer analgesia da pele garantindo assim menor desconforto durante o procedimento.

Uma grande tendência da medicina moderna é a associação de várias técnicas de tratamento, a fim de obter sucesso no resultado, satisfação do paciente, sempre visando um rápido restabelecimento associado à um melhor resultado funcional e estético. As varizes não tem cura definitiva, pois trata-se de uma doença genética e de evolução crônica. Por isso a orientação é que o tratamento seja feito em sua fase inicial pois assim haverá maiores chances de controlar e prevenir a evolução da doença.

Dra. Fernanda F. Cardoso Stroparo
Angiologista e Cirurgiã Vascular
CRM-PR 15811
Publicado na Revista Gente Regional
Edição Especial de Saúde #02
Irati - Setembro/2017

(41) 3019 4499
(41) 99283 4499
Rua Carneiro Lobo, 468 Conj. 1304 Água Verde CEP 80240.240 Curitiba Paraná
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram