TRATAMENTOS ATUAIS PODEM SUBSTITUIR CIRURGIA EM PACIENTES COM VARIZES

9 de abril de 2020

Em muitos casos, não é preciso cirurgia, nem anestesia, os procedimentos realizados no consultório já proporcionam excelentes resultados.

As varizes têm uma ocorrência bastante alta no Brasil. Estima-se que 30% da população apresente a doença varicosa, sendo de duas a três vezes mais frequente em mulheres do que em homens. E, cerca de 70%, tem ao menos alguma manifestação de alteração nas veias.

A médica Angiologista e Cirurgiã Vascular, Fernanda Stroparo, comenta que pacientes que tem varizes e que não realizam o tratamento adequado e indicado, provavelmente terá a evolução e até complicações da situação. "As varizes não têm cura definitiva, pois trata-se de uma doença genética e de evolução crônica. Por isso, a orientação é que o tratamento seja feito para uma melhora da função da circulação, uma melhora estética e assim prevenir complicações, como Flebite, Trombose e Úlcera Varicosa", explica a médica.

Ela destaca que, hoje a grande tendência na medicina moderna "é a associação de várias técnicas de tratamento a fim de obter sucesso no resultado e satisfação do paciente, sempre visando um rápido reestabelecimento associado a um melhor resultado funcional e estético", fala Fernanda.

Varizes

As varizes são veias doentes, permanentemente tortuosas, dilatadas,e, muitas vezes, podem fazer relevo e saliência na pele. Vários são os fatores de risco sugeridos no desenvolvimento das varizes. Os fatores hereditário e familiar são considerados como os principais. Outros associados são: gênero feminino, idade (a partir da adolescência, raro na infância e maior prevalência entre 30 e 50 anos), obesidade, múltiplas gestações, interações de hormônios femininos, assim como, o fato de permanecer parado longos períodos em pé ou sentado.

"A dor é a queixa mais comum no quadro de varizes dos membros inferiores, geralmente, caracterizada como sensação de peso, cansaço, queimação, podendo estar associada a inchaço e câimbras. Nos quadros mais avançados pode apresentar alterações na pele como manchas e coceira (eczema)", ressalta.

O diagnóstico geralmente é feito pela história clínica (queixa) do paciente e exame físico dos membros inferiores. O Ecodoppler Colorido (Mapeamento Venoso), que é uma ecografia vascular, é um exame indolor e superficial - auxilia a complementar o diagnóstico, visualizando principalmente, as veias internas e colabora na escolha do melhor tratamento.


"Atualmente existem várias opções de tratamentos para varizes e varicoses, porém, este deve ser personalizado, pois a melhor indicação depende de vários fatores, como o tamanho das varizes, idade do paciente e sua história clínica", esclarece Fernanda.

TRATAMENTO

O tratamento pode ser Cirúrgico com Laser (Endolaser) e, na grande maioria dos pacientes, com procedimentos ambulatorial, no próprio consultório, com a associação de técnicas modernas como Laser Transdérmico (sobre a pele), Escleroterapia Ampliada e Técnica de Espuma. Todos eles associados com um ar frio sobre a pele, para promover melhor resultado e tornar o procedimento indolor.

Conheça alguns dos procedimentos realizados, defenido de acordo com cada caso clínico:

  • Cirurgia a Laser- Endolaser e Radiofrequência
    O Endolaser e a Radiofrequência são realizados através de punção da veia safena com uma agulha, guiada pelo aparelho de ultrassom.
  • Cirurgia Convencional- Stripping da veia safena
    Nesta cirurgia são realizadas microincisões para retirada de varizes colaterais. Para um resultado estético, associa-se no ato cirúrgico a escleroterapia (aplicação de varicoses).
  • Ecoesclero com microespuma - Técnica da Espuma
    A escleroterapia com espuma é realizada através da injeção de uma "espuma fisiológica" na veia safena e/ou outras veias superficiais. A técnica é indicada para pacientes com úlcera varicosa - eficiente no fechamento das feridas - e para pacientes que apresentam contra indicação cirúrgica.
  • Laser transdérmico
    Essa técnica elimina os vasinhos através de disparos de laser - energia térmica sobre a região a ser tratada.
  • Escleroterapia ampliada
    É uma das opções de tratamento das varicoses, onde são realizadas injeções de substância líquida que causará "lesão" no interior destes vasinhos, e consequentemente, o fechamento dos mesmos.
  • CLaCS - Crio Laser e Crio Escleroterapia
    Técnica moderna, inovadora, onde se associa o Laser transdérmico à escleroterapia ampliada, sendo indicado principalmente para as microvarizes.

Dra. Fernanda F. Cardoso Stroparo
Angiologista e Cirurgiã Vascular
CRM-PR 15811
Publicado no Boletim AGROREGIONAL #012
Irati - Abril/2019

(41) 3019 4499
(41) 99283 4499
Rua Carneiro Lobo, 468 Conj. 1304 Água Verde CEP 80240.240 Curitiba Paraná
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram