ALTERAÇÕES CARDIO-VASCULARES NO CLIMATÉRIO

23 de julho de 2020

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade em mulheres no Brasil, sobretudo após os 50 anos de idade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o climatério corresponde ao período de vida da mulher entre o final da fase reprodutora até a senilidade, em geral, dos 40 aos 65 anos. Nesse período ocorre a menopausa definida, com a interrupção permanente da menstruação após 12 meses consecutivos.

No período do climatério ocorrem diversas modificações hormonais, circulatórias e sanguíneas na mulher que favorecem a progressão de doenças cardiovasculares.
O hormônio estrogênio é um protetor e aliado do coração, pois estimula a dilatação dos vasos, facilitando o fluxo sanguíneo. Com a menopausa, ocorre uma diminuição de estrogênio pelos ovários o que aumenta o risco do desenvolvimento de algumas doenças.

Apesar do risco de câncer de mama ser a principal preocupação feminina, 53% das mulheres brasileiras morrem em decorrência de doenças cardiovasculares em comparação aos 4% do câncer de mama.

Os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres englobam tabagismo, dislipidemia, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, síndrome metabólica, diabetes mellitus e hipertensão arterial, além de histórico familiar positivo para doença coronária prematura. Frequentemente também pode comprometer a circulação sanguínea nas pernas, trazendo varizes e trombose.

Algumas recomendações clínicas para a prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres: evitar o tabagismo; realizar atividade física regular, dieta rica em frutas, fibras, hortaliças, frango e peixe, reduzir a ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar; limitar a ingestão de álcool, controlar o peso, controlar a circunferência abdominal, reduzir o consumo diário de sal e considerar a hipótese de diagnóstico e referência para possíveis casos de depressão.

Dra. Fernanda F. Cardoso Stroparo
Angiologista e Cirurgiã Vascular
CRM-PR 15811 | RQE 9815

(41) 3019 4499
(41) 99283 4499
Rua Carneiro Lobo, 468 Conj. 1304 Água Verde CEP 80240.240 Curitiba Paraná
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram