VARIZES NA GRAVIDEZ

10 de setembro de 2020

Sensação de peso, cansaço e queimação nas pernas, formigamentos noturnos, câimbras na panturrilha e inchaço nos pés - as 𝕍𝔸ℝ𝕀ℤ𝔼𝕊 são as principais responsáveis por esses incômodos na gestante.

Existe uma estreita correlação entre a gravidez e o aparecimento de varizes e varicoses, isso porque a gestação é considerada um fator desencadeante para o aparecimento desta doença, assim como há uma piora do quadro em sucessivas gestações - a segunda gestação apresenta um risco três vezes maior de desenvolvimento de varizes em relação à primeira.

A doença varicosa na gestante aparecerá com maior frequência nas seguintes condições: história familiar de varizes (genética), doença venosa antes da gravidez, segunda gravidez, se a grávida ficar muito tempo em pé ou sentada (por exemplo no trabalho), sedentarismo e gestação na época do verão.

É aconselhável consultar um Angiologista / Cirurgião Vascular para que sejam feitas todas as orientações necessárias para que não ocorram complicações desta doença durante a gravidez, durante o parto e principalmente no pós-parto imediato, sendo a mais temida a trombose venosa profunda.

Dra. Fernanda F. Cardoso Stroparo
Angiologista e Cirurgiã Vascular
CRM-PR 15811 | RQE 9815

(41) 3019 4499
(41) 99283 4499
Rua Carneiro Lobo, 468 Conj. 1304 Água Verde CEP 80240.240 Curitiba Paraná
Criação de sites: Conectado
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram