O que é Laser para Varizes?
É uma técnica de escleroterapia, térmica, não invasiva, que possibilita evitar cirurgia em vários casos. Utiliza-se o equipamento de Laser NdYag 1064nm, que emite um tipo de luz específica aplicada sobre a pele, absorvida seletivamente pelo sangue.
Este tratamento é indicado para vasos dos membros inferiores e vasos da face.
Como Funciona?
O equipamento emite pulsos de luz que penetram no paciente e que são absorvidos 30 vezes mais pelo sangue que pela pele. Ao atingir a hemoglobina (células vermelhas) há um aquecimento à altas temperaturas, sem aquecer os tecidos adjacentes, a ponto de ocorrer ebulição, consequentemente, ocorre oclusão do vaso devido ao calor.
Os melhores resultados são obtidos em teleangectasias ou varizes de pequeno calibre. Varizes calibrosas aquecem e contraem com o laser transdérmico, mas não o suficiente para a sua oclusão. Dependendo do caso, a associação com escleroterapia química permite melhores resultados e reduz o tempo de tratamento.
O tratamento é praticamente indolor; incômodo pode ocorrer, porém para suavizar o desconforto utilizamos anestésico tópico e resfriamento da pele. Após o procedimento, vermelhidão temporária, alteração da pigmentação e crostas, podem ocorrer, porém, adequando os parâmetros do laser esses eventos são pouco frequentes. Orienta-se evitar a exposição solar em torno de 1 semana antes e depois do tratamento, pois a pele fica fotossensibilizada.
O número de sessões é variável, de acordo com a quantidade de varizes e teleangectasias a serem tratadas. O intervalo entre as sessões é de 20 à 30 dias.