Procedimento cirúrgico para retirada de varizes que já tem um calibre que dificulta o tratamento com outros métodos menos invasivos e/ou que tem comunicação com veias mais calibrosas, como a veia safena.
Como funciona?
Realizada geralmente em ambiente hospitalar, sob anestesia local ou bloqueio espinhal (por exemplo raquianestesia) com microincisões escalonadas na pele sobre as varizes.
O repouso e afastamento das atividades diárias estão relacionados à quantidade de varizes, mas na maioria das vezes não se faz necessário. Frequentemente associamos laser transdérmico e escleroterapia dos vasinhos para otimizar o resultado final.
É esperada a presença de hematomas que devem se resolver em torno de 15 a 30 dias. Assim, orienta-se a não exposição ao sol por um período de 1 à 3 meses, pela possibilidade de hiperpigmentação.
Vantagens
Importante ressaltar que são esses os pacientes que apresentam a indicação do CLaCS (Crio Laser e Crio Escleroterapia), tratamento realizado no próprio consultório, sem cortes e sem a necessidade de repouso.